
Flagrada no exame antidoping, Geisa Arcanjo deverá receber uma punição branda da Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo). É o que garante o médico Eduardo de Rose, especialista em doping. De acordo com ele, o caso da medalhista de ouro do arremesso de peso no Mundial juvenil, em julho, no Canadá, é semelhante ao da ginasta Daiane dos Santos, e não serviu para favorecer a performance da atleta.
- O caso atual é o mesmo da Daiane. Há suplementos que às vezes são tomados por equívocos, mas são suplementos que não favorecem a performance delas. Como diuréticos, são substâncias que não são punidas severamente. Ela deve receber uma punição menor. É triste para nós. Esses atletas, pelo nível que têm, deveriam ter o acompanhamento de um médico especializado. Às vezes, esses casos que surgem como doping são na verdade contaminações. Isso com certeza ou foi suplemento ou um tratamento - disse o médico, em entrevista ao programa "Redação", do SporTV.
No entanto, Geisa deverá perder a medalha de ouro do Mundial. Segundo De Rose, o regulamento deixa isso claro.
- Infelizmente, ela vai perder. O que falo é em termos de punição, isso não é uma coisa que vá deixá-la fora por dois anos, talvez por seis meses, como foi com a Daiane.
Fonte: Globoesporte.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário