terça-feira, 11 de outubro de 2011

Seleção de São Paulo conquista mais um título do Brasileiro/Caixa Sub 23


A Seleção de São Paulo manteve sua hegemonia e conquistou o título da 8ª edição do Campeonato Brasileiro/Caixa Sub 23 de Atletismo, encerrado neste domingo 9 à tarde, no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, no Ibirapuera, na capital paulista. A equipe de São Paulo conquistou 63 medalhas, sendo 28 de ouro, 20 de prata e 15 de bronze. As Seleções do Rio de Janeiro e de Santa Catarina ficaram com os 2º e 3º lugares. A competição reuniu 254 atletas de 22 Estados e do Distrito Federal.

A quarta e última etapa do torneio, iniciada às 14 horas de hoje, começou sob chuva forte, que foi diminuindo para garoa no decorrer das provas. A chuva atrapalhou os atletas, que tinham o objetivo de obter boas marcas. Um exemplo disso foi a paulista Geisa Arcanjo. Embora tenha igualado e depois quebrado o recorde do torneio no arremesso do peso, ela ficou longe de suas pretensões.

"Estou bem treinada e pronta para arremessar a mais de 17 metros, mas hoje não consegui", lembrou a atleta, que ganhou a medalha de ouro com a marca de 16,07 m, depois de ter igualado o recorde anterior do Campeonato na segunda tentativa, com 15,85 m (a marca anterior era de Keely Medeiros, desde 2007).

O Sub 23 foi a terceira competição de Geisa na temporada. Nas duas primeiras, obteve 17,03 m e 16,50 m. "Agora é pensar para a frente e planejar meu futuro", completou a atleta nascida em São Roque, que mora e treina com Justo Navarro no Centro Nacional de Treinamento CAIXA SESI, da CBAt, na cidade de Uberlândia (MG). Geisa, que defendeu a Seleção Paulista.

Tatiele Roberta de Carvalho quebrou neste domingo à tarde também o recorde do torneio nos 10.000 m, com o tempo de 34:20.10. A marca anterior era de Patrícia Lobo, desde 2007, com 36:11.91. No sábado, ela já havia quebrado o recorde brasileiro Sub 23 e do torneio nos 5.000 m.

"Estou treinando bastante para conseguir melhorar meus resultados", disse a atleta, orientada pelo técnico Agnaldo Alexandre, na cidade de Limeira (SP). "Estava muito confiante e praticamente consegui todos os meus objetivos. Falei ontem que a meta era o recorde do torneio, mas queria na verdade superar a marca brasileira de Carmem de Oliveira, no Sub 23, que é de 34:11.84. Faltaram nove segundos", disse a atleta.

Uma comissão de técnicos, definida durante a realização do Congresso Técnico, elegeu os dois melhores atletas da competição: Darlan Romani, campeão do arremesso do peso, e Tatiele Roberta de Carvalho, ganhadora da medalha de ouro nos 5.000 e nos 10.000 m.

Outros destaques do dia foram os paulistas João Victor de Oliveira e Jonathan Henrique Silva, que também ganharam a segunda medalha de ouro na competição. Depois de vencer os 110, João Victor, de 19 anos, ganhou os 400 m com barreiras, com 51.30, o melhor tempo de sua vida. Já Jonathan, de 20 anos, que havia ganhado o salto em distância no sábado, venceu neste domingo à tarde o salto triplo, a sua especialidade, com 16,15 m.

Medalha de bronze no Sul-Americano da Argentina e no Troféu Brasil/Caixa, a maranhense Aline Fernandes Santos ganhou o bicampeonato brasileiro sub 23 no salto em altura, 1,73 m, por São Paulo. "A chuva atrapalhou muito. O nível técnico não poderia ser mesmo melhor.!

Nas duas provas mais desgastantes da competição, que começaram sábado com forte calor e terminaram neste domingo com garoa, os atletas sentiram o esforço no decatlo e no heptatlo. O catarinense Eliomar Tavares Inácio venceu o decatlo com 6.715 pontos, seguido do paulista Jean Carlos Takiuti, com 6.498. No heptatlo, muita disputa, com a paulista Giovana Aparecida Cavaleti vencendo a também paulista Débora Cristina de Oliveira por apenas 33 pontos de diferença (4.973 pontos a 4.940).

QUADRO DE MEDALHAS
1º São Paulo - 63 (28, 20, 15)
2º Rio de Janeiro - 21 (5, 9, 7)
3º Santa Catarina - 12 (4, 1, 7)

O Campeonato Brasileiro/Caixa Sub 23 é uma realização da CBAt, co-organizada pela Federação Paulista, com patrocínio da CAIXA e apoio do Governo do Estado de São Paulo.

Mais informações no hotsite da CBAt para o evento - acesso pelo link abaixo:
http://www.cbat.org.br/competicoes/brasileiro_sub23/default.asp

Fonte: Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt)

Nenhum comentário:

Postar um comentário