quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fabiana tenta igualar feito de Robson Caetano, Claudinei Quirino e Zequinha


Fabiana Murer lidera com sobras a Diamond League, principal série da Associação das Federações Internacionais de Atletismo (Iaaf). E nesta quinta-feira, em Zurique, na última etapa do salto com vara, pode garantir o título da temporada, um feito inédito entre as mulheres brasileiras. Apenas três atletas do país conseguiram tal façanha: Zequinha Barbosa (800m), em 1986, Robson Caetano (200m), em 1989, e Claudinei Quirino (200m), em 1999.

- No início, não pensava em vencer a Diamond League. Mas conforme as competições foram se sucedendo e fui indo bem, comecei a achar que era possível. Hoje, estou na disputa do título - disse Fabiana.

Para conquistar o título sem depender dos resultados das adversárias, Fabiana precisa obter, pelo menos, o segundo lugar da prova nesta quinta. Ela lidera com 15 pontos, cinco a mais que a russa Svetlana Feofonova e seis à frente da alemã Silke Spiegelburg. A etapa decisiva, porém, tem pontuação dobrada: a vencedora ganhará oito pontos; a segunda, quatro; a terceira, dois.

- É bom estar chegando ao fim. O ambiente é de muita pressão, de muita competitividade. É preciso ter muita determinação para conseguir manter o alto nível. Mas um pouco de nervosismo é natural. Afinal, é uma decisão – afirmou.

Campeã do Mundial Indoor em Doha, no Qatar, Fabiana tem como melhor marca do ano os 4,85m, obtida no Ibero-Americano em San Fernando, na Espanha. O salto rendeu a ela a segunda colocação do ranking mundial. Na Diamond League, venceu em Mônaco (4,80 m), Roma (4,70 m), e Eugene (4,58 m); foi prata em Gateshead (4,66 m) e bronze em Estocolmo (4,51 m).

- A Fabiana está bem, apesar do desgaste pela longa temporada e ainda ter sempre de saltar em alto nível. Se conseguir ganhar a Diamond League, será uma conquista enorme para o Brasil, que há muito tempo não tem um atleta entre os melhores do mundo por uma temporada inteira - concluiu o técnico da saltadora, Élson Miranda.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário